Como contar carboidratos? Entenda como funciona esse cálculo alimentar

– Como funciona a contagem de carboidratos? Como e quando devemos fazê-la? 

Para quem precisa perder peso, contar carboidrato pode ser uma solução. Para quem busca uma perda de 10kg ou mais, o ideal é não ultrapassar 20g de carboidratos líquidos ao dia. Já quem precisa perder menos, pode ser consumido em média, de 35-40g de carboidratos líquidos diariamente.

 

– O que são os carboidratos líquidos?

Existem vários tipos de carboidratos. Para calcular o valor líquido de carboidrato, é necessário tirar o valor das fibras do valor total de carboidratos, da quantidade a ser consumida. Para facilitar o cálculo, é preciso obter uma Tabela de alimentos confiável como a Tabela Nutricional da Anvisa (www.tabelanutricionalanvisa.com.br), que você pode montar sua própria tabela com os alimentos individualizados.

Por exemplo o abacate: 100 gramas de abacate tem 8,53 gramas de carboidrato e 6,7 gramas de fibras, então são 1,83 gramas de carboidratos líquidos.

 

– Para que serve essa contagem?

A contagem de carboidratos orienta no cumprimento de uma dieta low carb, obrigando de certa forma, a pessoa variar mais os alimentos, introduzindo mais hortaliças, alguns tipos de frutas e excluindo alimentos processados/industrializados. Naturalmente o valor protéico e de gorduras aumentam nesse tipo de processo, fazendo com que o organismo trabalhe de forma diferente do habitual, aumentando o metabolismo e reduzindo picos insulinêmicos, ou seja, quanto menos for produzida a insulina para metabolizar estes carboidratos, mais ocorrência de queima de gordura corporal e principalmente, na região abdominal.

 

– Qual é a importância dessa contagem?

A contagem de carboidratos educa o indivíduo a se portar diante dos alimentos, fazer as escolhas mais saudáveis e mais inteligentes para seu benefício.  Naturalmente depois desse processo, a pessoa vai ter certas noções da alimentação.  A contagem de carboidratos, é um dos métodos mais eficazes para os diabéticos, por exemplo. Além de controlar a glicemia, orienta que tipos de alimentos são mais adequados para ele comer e com que frequência deve comer.

– Quais as dicas que você pode dar para quem precisa contar os carboidratos no dia a dia?

Primeiro, faça uma tabela diária e vá registrando um dia comum, sem alterações na alimentação. Você enxergará a quantidade de carboidratos que você comumente ingere e isto, vai te dar noções de onde começar a reduzir quantidades e excluir os alimentos que mais prejudicam sua dieta.  No processo de emagrecimento, faça também o registro para controlar a quantidade de carbos ingeridos.

Claro, que antes de tudo, deve ser orientado por Nutricionista para ter uma dieta individualizada, respeitando sua rotina, saúde e costumes, avaliando periodicamente a alimentação, estado de saúde e estético.

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