Nutricionista ensina a comer bem fora de casa

A especialista deu dicas de alimentos pouco calóricos e de lanches saudáveis

Foto: Rodrigo de Oliveira

Valtemir Rodrigues (Notícia do Portal Sebrae)

Alimentação correta e dieta não significam passar fome. O alerta foi dado pela nutricionista Cristiane Coronel, do Serviço de Saúde Ocupacional (SSO) do Sebrae Nacional, aos colaboradores que participaram da oficina de nutrição nesta quinta-feira (10). Na ação, que faz parte da Semana Sebrae Um Jeito de Viver, ela disse que o segredo é fazer troca de alimentos calóricos e não saudáveis por aqueles integrais e ricos em fibras nutrientes.

Na oficina, deu exemplos de como montar um lanche saudável. “Troque os pães de queijos por pães integrais, consumam frutas variadas – principalmente as desidratadas- e abusem  dos grãos”, sugeriu. Veja abaixo mais recomendações da especialista sobre o que pode ser levado para comer fora de casa e ainda uma receita de sanduíche caseiro light.

Dicas

Barra de cereais simples, de granola ou de gergelim. (uma por lanche).

Biscoitos integrais light, tipo cookies – Jasmine, Taeq, por exemplo. (quatro a seis unidades).

Biscoitos salgados integrais: clube Social ou Nefist. Eles contêm menos sódio e possui mais fibras. (um pacotinho).

Frutas: banana, maçã, pêra, ameixa ou aquelas cortadinhas a exemplo de mamão, melancia, melão e manga.

Castanhas: do Pará, caju e amêndoas. (máximo quatro unidades).

Frutas desidratadas: banana passa (uma a duas unidades), ameixa seca sem caroço ou damasco (até quatro unidades), maça e/ou abacaxi desidratados (até 10 fatias finas).

Se puder acondicionar adequadamente em uma bolsa térmica: iogurte light, desnatado ou “zero”. Polengui light (uma unidade).

Sanduíche caseiro light

Pão de forma integral light – duas fatias
Salada crua à vontade – alface americana, crespa ou roxa; agrião; rúcula; cenoura crua ralada; beterraba crua ralada; palmito; champignon; tomates variados; azeite; e orégano polvilhado.
Uma porção de proteína entre as opções abaixo:

•         Uma fatia de peito de peru light, blanquet de peru ou presunto magro;
•         Um ovo de galinha cozido e ralado com uma colher de chá de requeijão light;
•         Um filé de boi ou frango (50g);
•         Atum conservado em água (duas colheres de sopa cheias);
•         Queijo branco, requeijão light ou cream chese;
•         Hambúrguer light (meia fatia).