O que são fitonutrientes? Veja onde encontra-los e seus benefícios para a saúde!

Os fitonutrientes são substâncias bioativas encontradas nos vegetais. Eles são compostos fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Saiba mais!

Você já ouviu falar em fitonutrientes? Substâncias vindas do grupo dos vegetais, esses elementos bioativos são fundamentais para o bom desempenho do nosso organismo, fortalecendo o corpo, deixando-o mais saudável e nutrido no dia a dia. Entenda mais sobre suas principais importâncias, os benefícios, e onde podemos encontrá-los nos alimentos!

O grupo dos fitonutrientes é composto pelas substâncias: isoflavonas, carotenoides, flavonoides e terpenos, compostos naturais bioativos encontrados nos vegetais, em suas mais diversas cores.Segundo a nutricionista Cristiane Coronel, os fitonutrientes são fundamentais para tornarem o nosso organismo mais saudável e também agregarem benefícios à uma rotina alimentar saudável:

“A principal função dos fitonutrientes é reduzir o estresse oxidativo, a formação de radicais livres no organismo, protegendo as células, otimizando o metabolismo e também atuando tanto na queima de gordura corporal quanto no ganho de massa magra”, explica a profissional destacando os principais alimentos que podemos encontrá-los:

Fitonutrientes: Em quais alimentos podemos encontrar?

Segundo Cristiane Coronel, a própria pigmentação de cada vegetal possui fitonutrientes que os protegem da luz solar, insetos, fungos e batérias. “Por isso, encontramos essas substâncias nos vegetais mais coloridos: verde-escuros, roxos, alaranjados, vermelhos, rosa e amarelos”, explica a profissional dando mais alguns exemplos como a bertalha, mamão, morango, almeirão, laranja, romã, melancia, uva, salsa, canela entre outros. Veja abaixo!

– Couve-manteiga: Rica em flavonoides, o vegetal verde-escuro ainda possui minerais como cálcio, ferro e fósforo que completam o quadro de nutrientes essenciais para o nosso organismo. A couve possui propriedades anti-inflamatórias e beneficia a saúde do coração.

– Pimentão: Verde, vermelho ou amarelo, os pimentões são ricos em carotenoides e flavonoides, que os conferem a propriedade antioxidante. Esses alimentos ainda são ricos em vitaminas A e C que fortalecem o sistema imunológico e beneficiam a saúde dos olhos.

– Acerola: A pequena frutinha é extremamente rica em vitamina C e do complexo B. Fonte de antioxidantes, ela é relacionada ao combate dos radicais livres, retardando o envelhecimento precoce das células e auxiliando na prevenção do câncer.

– Limão: Com fitonutrientes em sua casca e também no suco, o limão é responsável por melhorar a imunidade do organismo, diminuir o inchaço, prevenir contra o câncer e doenças cardiovasculares. Além disso, a fruta é rica em fibras alimentares e vitamina C.

– Beterraba: De cor forte e marcante, a beterraba contém fitonutrientes que previnem o envelhecimento e o câncer, fortalecem o sistema nervoso e mantém o nosso fígado saudável. Podemos encontrar no vegetal outras substâncias como o ferro, potássio e vitamina B1 que contribuem para um organismo saudável..

Recomendação de consumo de fitonutrientes para um adulto saudável

Moderação e variação são as palavras chaves para uma alimentação saudável, afinal, equilibrar nutrentes e variar na ingestão das substâncias que podem proporcionar bem-estar para o seu organismo é a melhor forma de absorver todos os benefícios que os alimentos podem trazer.

“A recomendação é comer o mais variado em cores possível. A variedade de cores é o grande segredo de concentração de fitonutrientes e suas funções garantidas em um organismo saudável. Coma colorido no almoço e jantar que garantiremos no mínimo 5 tipos de fitonutriente diferentes na alimentação”, finaliza a nutricionista.

OBS: No grupo dos fitonutrientes, as vitaminas e os minerais não se encaixam, pois fazem parte de uma nova categoria de nutrientes.

* A Dra. Cristiane Coronel (CRN1-4551) é nutricionista clínica e esportiva funcional.