Paçoca saudável para festas juninas: Saiba preparar a versão saudável desse doce

Paçoca saudável? Sim, por que não? Um dos doces mais tradicionais em épocas de festas juninas no Brasil, ela, com algumas substituições de ingredientes, também pode fazer parte de uma alimentação equilibrada, sem exageros, e nutritiva. Feito à base de amendoim, leguminosa que possui ótimos nutrientes para a saúde, o alimento também pode ser feito em versões funcionais, sendo indicado para fazer parte de dietas restritivas e complementares.

Apesar de ser muito relacionada às festas de São João, a paçoca é um doce consumido em todas as épocas do ano: seja pura ou acompanhando outros alimentos como açaí, sorvetes, bolos e até brigadeiros. Segundo a nutricionista Cristiane Coronel, para obter uma versão saudável da paçoca, basta optar por ingredientes mais naturais:

“O amendoim, elemento base da paçoca, é um alimento fonte de boas gorduras (ácidos graxos monoinsaturados), proteínas, cálcio, ácido fólico (essencial para o sistema nervoso central). Também é rico em fibra alimentar, vitaminas B e E. Por isso, para a paçoca se tornar ainda mais saudável, devemos reduzir ou substituir o açúcar, um de seus ingredientes e podemos também, acrescentar à receita, outras fontes de fibras, vitaminas e minerais como a aveia e outros farelos como de chia, quinoa, amaranto”, explica a nutricionista que disponibilizou uma receita prática e fácil de fazer. Confira:

Receita de paçoca light com farelo de aveia e óleo de coco

Ingredientes:

– 250g de amendoim torrado sem casca e sem sal

– 100g de farelo de aveia

– 2 colheres de sopa de manteiga ou óleo de coco

– 4 colheres de sopa de açúcar demerara ou mascavo

– 1 pitada de sal

Modo de preparo: Para preparo da paçoca caseira você só precisa colocar todos os ingredientes em um processador e misturar até obter uma mistura homogênea. Pode servir como farofa em pequenas porções individuais ou fazer bolinhas ou o formato que desejar.

Consumo – Mesmo sendo uma receita saudável e fonte de nutrientes que podem proporcionar bem-estar, a paçoca funcional deve ser consumida com moderação, pois permanece rica em calorias. Além disso, alérgicos ao amendoim não devem comer a paçoca, assim como outros alimentos que possam conter esse ingrediente.

Quais os benefícios de efetuar a troca da paçoca tradicional por essa versão saudável da iguaria?

Quando fazemos escolhas saudáveis, como substituir o açúcar por um produto mais leve e natural, aumentamos a quantidade de substâncias benéficas e diminuímos a os conservantes e aditivos químicos, tornando a receita mais nutritiva. No caso da paçoca saudável, o farelo de aveia enriquece ainda mais com fibras alimentares, vitaminas do complexo B, ferro e proteínas, por exemplo. Outro destaque é a troca da margarina pelo óleo de coco, tornando a receita livre de gordura trans e acrescentando fitonutrientes e agentes antioxidantes.

*Cristiane Coronel (CRN1-4551) é nutricionista clínica e esportiva funcional e disponibiliza o seu site para contato e outras informações: Corpo Nutri