Para quem decide abandonar o cigarro

Para quem decide abandonar o vício toda e qualquer mudança de hábito parece impossível, mas perseverança e determinação são ingredientes que não podem faltar nesta empreitada.

E a boa notícia é que a alimentação pode ser uma grande aliada neste desafio, principalmente quando associada ao tratamento médico e psicológico.

estudos realizados constataram que alguns alimentos como o café, refrigerantes a base de cola, bebidas alcoólicas, frituras, embutidos, doces e carnes vermelhas, por exemplo, favorecem o consumo de tabaco, incentivando uma tragada atrás da outra.

Por outro lado, temos uma série de ingredientes que atenuam a vontade de fumar, é o caso do leite, iogurte, frutas frescas, legumes, hortaliças, além de suco e água, que interferem no sabor do cigarro”,

1º Suco desintoxicante:

Duas xícaras de melancia em cubos, suco fresco de 1 limão, 5 ramos de hortelã,

Café da manhã:

– Vitamina de Frutas (Bater no liquidificador um copo de leite desnatado, uma fruta da preferência e uma colher de sobremesa de aveia. Adoçante a gosto, se necessário).

– Uma a duas fatias de pão integral com uma fatia de queijo minas frescal magro.

Colação:

– 1 copo de suco antioxidante (ou uma maçã)

Almoço:

– Salada de folhas verdes e tomates temperados com azeite, limão e ervas. Peixe grelhado, pode ser salmão, atum ou pescada. Espinafre ou brócolis cozinho e picado ao alho e cebola. Arroz Integral, Feijão ou lentilha, soja e grão de bico. Para a sobremesa, uma fruta.

Lanche da tarde:

Uma banana, uma colher de sobremesa de gérmen de trigo, uma colher de chá de mel ou 1 taça de salada de frutas, 1 colher de sobremesa de mix de cereais ou iogurte magro,

Meia hora antes do jantar:

– 1 copo de suco de maracujá

Jantar:

Sopa de legumes com frango desfiado, ou canja com pouco óleo, ou ainda faça uma omelete protéica utilizando 3 claras ou mais , para 1 gema com vários temperos: alho, cebola, cebolinha, orégano ou cheiro-verde.

Ceia:
– 1 xícara de chá de melissa, erva doce, hortelã ou cidreira, 1 ou 2 torradinhas. Ou iogurte, de preferência desnatado.