Qual é o melhor óleo para cocção?

Existe uma diversidade muito grande de óleos e gorduras no mercado dentre eles os mais comuns são: Óleo de soja, Canola, Milho, Girassol, Azeite, Manteiga, Óleo de côco.

Mas qual é apropriado para ir ao fogo, para fazer um grelhado ou uma fritura por exemplo?
Temos sempre que levar em consideração o ponto de fusão de um óleo. Quanto mais baixo, mais fumaça, mais oxidação, mais radicais livres e mais perigoso para a saúde.

Muitos pacientes relatam em consultório que possuem uma alimentação “saudável” porque cozinha tudo com azeite, até frituras. Cuidado! O ponto de fusão do azeite é muito baixo, tornando-o inapropriado para levar ao fogo. Utilize o azeite somente em temperatura ambiente ou após o alimento preparado.

Óleos mais apropriados para a cocção são: os de Côco (este possui o ponto de fusão alto, não oxida facilmente em altas temperaturas, porém seu preço é mais elevado), Girassol, Milho, Canola e Soja. A dica é: Sempre alterne os tipos de óleos citados. Cada vez que for comprar, compre um óleo de matérias-primas não usadas anteriormente.

Manteiga X Margarina X Halvarina

Sabemos que a manteiga possui gorduras saturadas podendo levar o aumento de colesterol LDL. Portanto e que as margarinas tradicionais de mercado são provenientes de óleos vegetais não possuindo gorduras saturadas em sua composição. Porém, possuem uma variação da molécula de gordura que se torna TRANS. Esta gordura TRANS (gordura vegetal hidrogenada), possui a capacidade de alterar os níveis sanguíneos aumentando o “colesterol ruim” LDL e reduzindo o “colesterol bom”, HDL. Fazendo um comparativo entre as duas fontes de gorduras, se torna mais indicado consumir a manteiga e não a margarina.

E o que é a Halvarina? A Halvarina é uma variação da margarina onde em sua composição de óleos vegetais, não possui gordura TRANS, quantidades pequenas de poli-insaturadas e acrescida de ômegas 3, 6, 9, vitaminas e minerais antioxidantes. É uma boa opção para passar no pão, na tapioca, etc. Mas não é uma boa opção para se levar ao fogo, pois assim como o azeite, possui seu ponto de fusão baixo.

A alimentação deve ser variada e também o consumo de gorduras, sem exageros. Agregue alimentação equilibrada aos hábitos de vida saudáveis sempre!